Estudo Panorâmico da Bíblia – Parte 9

Olá conectados!

O livro de Rute.

Este livro conta a história de Rute, uma jovem moabita que veio a ser bisavó do Rei Davi. No cenário dos juízes, o livro de rute nos apresenta uma série de vislumbres íntimos da vida particular de membros de uma família israelita e apresenta uma bela narrativa sobre a verdadeira fé e do amor de Deus. Nesta história cheia da força do amor e da devoção, veja Deus operando para proporcionar satisfação na vida de pessoas que se sentiam infelizes.

O cenário da história de Rute começa nas campinas de Moabe, a nordeste do Mar Morto, porém muda depois para Belém. Essa história verdadeira adquire forma durante os duros dias de fracasso e rebelião dos israelitas, a chamada época dos juízes.

Por causa da escassez de comida Elimeleque e sua esposa Noemi, saíram da sua terra natal, Israel, para a região de Moabe. Elimeleque falece deixando esposa e dois filhos que, por sua vez, eram casados com duas mulheres moabitas: Orfa e Rute. Tempos depois morrem também os dois filhos de Noemi. Fica sozinha com suas noras, numa terra estrangeira para ela que era israelita. Noemi resolve voltar para sua terra natal e despede suas noras para voltarem para a casa dos seus pais. Ofra volta, mas, Rute, embora indo para uma terra onde ela seria estrangeira, resolve não deixar Noemi sozinha e seguem pra Belém. Esta decisão é narrada no verso 16 do capítulo 1: “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”.

No final Rute se casa com um rico homem, parente do marido de Noemi, chamado Boaz, com quem ela teve um filho, Obede, pai de Jessé, que foi pai de Davi.

A devoção de Rute foi recompensada com um marido, um filho e uma posição privilegiada na linhagem real de Jesus Cristo.

Amor verdadeiro e a bondade serão recompensados. Deus abençoa de forma abundante todos aqueles que buscam viver em obediência.

Ao lado da rica personalidade de Rute, entra em jogo a de Noemi, mulher generosa e sábia nos seus conselhos, que com plena confiança no Senhor, enfrenta decidida e corajosamente um destinoextremamente doloroso.

O terceiro personagem é Boaz, homem afetuoso, pleno conhecedor dos seus direitos e decidido a fazê-los valer. Mostra-se, além disso cumpridor dos seus deveres de parente de Elimeleque, entre os quais, o casamento com Rute.

Esboço do livro:

  1. A família de Elimeleque em Moabe ( 1: 1 a 5 )
  2. Noemi regressa com Rute a Belém (1:6 a 22)
  3. Rute no campo de Boaz (2:1 a 23)
  4. Boaz compromete-se com Rute (3:1 a 18)
  5. Boaz recebe Rute como a sua esposa (4: 1 a 17)
  6. Os antepassados do rei Davi (4: 18 a 22)

Leiam este livro, mulheres! Dá-nos uma ideia de como viviam as mulheres numa família em Israel.

Até a próxima! mantenham-se conectados!

 

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário