Estudo Panorâmico da Bíblia – Parte 8

Olá conectados!

O Livro de Juízes.

O nome desse livro designa uma série de personagens que se esforçaram em dirigir o povo e mantê-lo a salvo na sua luta para permanecer nos territórios conquistados. Narra algumas das ações de guerra nas quais esses heróis lideraram uma ou mais tribos de Israel.

Embora o caráter militar desses personagens seja evidente, o livro ressalta que todos eles atuaram como instrumentos do Senhor, suscitados e movidos pelo seu Espírito para cumprir uma missão especial. Nas proezas que realizaram, sempre se revelou o poder de Deus, que apesar das frequentes atitudes reprováveis dos israelitas, nunca deixou de cuidar deles com solicitude paternal e de sustentá-los para não sucumbirem vítimas das vicissitudes.

Este livro marca o período após a morte de Josué até o início da conquista israelita em Canaã. Josué não tinha um sucessor natural como ele foi de Moisés. Antes da monarquia, quando foi ungido Saul para governar o povo, seus líderes eram os chamados juízes. Durante esse tempo, os israelitas começaram a se adaptar às formas pecaminosas de outras tribos. Um ciclo trágico se formou:Israel cai em pecado, o povo sofre  com opressão externa, o povo pede perdão, Deus levanta um libertador (juiz) e restaura a paz. Este ciclo de rebelião é repetido 7 vezes, enfatizando o amor e perdão de Deus e a punição por causa da falta de fé e obediência.

As histórias mais marcantes são: a de Débora, retratada no capítulo 4,  a de Gideão, capítulos 6 a 8, e a de Sansão, capítulos 13 a 16.

Existirá sempre uma punição para o pecado. Todos nós precisamos de conhecimento da palavra para termos decisão e vontade firmes na escolha do que agrada Deus e nos faz bem. O povo precisa de líderes. O nosso maior líder é Jesus Cristo e a Palavra de Deus para guiar a nossa fidelidade. Deus, em sua misericórdia, nos livrará quando nos arrependermos e obedecermos. Fazer o certo aos nossos olhos, nem sempre, é o certo perante  os olhos de Deus.

Esboço:

  1. Fracasso de Israel ao completar a conquista de Canaã. ( 1: 1 a 3:6).
  2. O ciclo da apostasia e libertação (3:7 a 16:31).
  3. Queda de Israel em idolatria,  imoralidade e guerra civil ( 17:1 a 21:25).

Até o próximo livro! Leiam a Bíblia!

Mantenham-se conectados!

 

 

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário