Estudo Panorâmico da Bíblia – Parte 7

Olá conectados!

O Livro de Josué.

Depois do Pentateuco, os cinco primeiros livros, passamos a estudar o sexto livro da Bíblia e começamos a série dos chamados Livros Históricos propriamente ditos.

Josué, Juízes, I e II Samuel, I e II Reis são livros considerados pela B´blia Hebraica como Profetas Anteriores e a fé do povo israelita descobriu vínculos entre a história narrada e a mensagem profética que nela se proclama. Personagens como Josué, Samuel, Débora, Gideão, Saul, Davi e Salomão, principais protagonistas dos fatos registrados nesses livros, fazem parte  do plano de salvação disposto por Deus em favor do ser humano.

Josué foi quase apedrejado até a morte em Nm.14:6 porque dos doze espias que Moisés designou das tribos de Israel para avaliarem a terra de Canaã,  só Josué e Calebe decidiram obedecer as instruções de Deus para conquistar a terra. Por não acreditarem na aliança de Deus, os filhos de Israel passaram quarenta anos no deserto, num percurso de 11 dias. Josué , sucessor de Moisés, passa então a preparar-se para tirar os israelitas do deserto rumo à conquista da terra prometida.

O livro de Josué é, em essência, a história de sua liderança sob a direção de Deus. Ele entra em três atuações militares de forma estratégica, usando a tática brilhante de “dividir para conquistar”, garantindo a vitória sobre os exércitos inimigos de Canaã.

As intervenções milagrosas de Deus, além da passagem do Rio Jordão e a conquista de Jericó, provam a Israel que Deus está unindo forças. Porém a conquista de Canaã não foi o resultado de uma guerra relâmpago de extermínio, mas um avanço lento em meio a muitas dificuldades.

Acontece então, a divisão das terras entre as tribos de Israel e o assentamento na nova terra. Por fim, Josué exorta o povo a renovar a aliança e dedicar-se a servir e amar Deus com todo o coração. veja no capítulo 24:15.

Nosso maior bem não é nossa inteligência ou poder físico, é nossa fé no poder de Deuspara agir em nosso favor. A vitória vem pela fé em Deus e obediência em sua Palavra. É bom eliminarmos de uma vez o pecado, pois pode trazer fortes consequências. Deus é sempre fiel às suas promessas . Tudo é possível se depositarmos nossa fé nele que tudo fez. É nossa responsabilidade sermos obedientes e fiéis à aliança de Deus.

Esboço:

  1. Preparação de Israel para a conquista de Canaã ( 1:1 a 5 até 5:15)
  2.  A conquista de Canaã (6:1 a 12 :24)
  3.  Distribuição da terra de Canaãpor tribo (13:1 a 21:45)
  4.  A despedida e morte de Josué ( 22:1 a 24:33).

Mantenham-se conectados e leiam a Bíblia!

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário