Estudo Panorâmico da Bíblia – Parte 6

Olá conectados!

O livro de Deuteronômio.

O título do quinto livro do Pentateuco, Deuteronômio, em grego, significa ” a segunda lei”, não que tenha nele uma nova lei, mas a repetição da primeira.

As planícies de Moabe, situadas à leste do Rio Jordão, foram a última etapa da longa caminhada de 40 anos, desde o Egito, no curso da qual foi morrendo, um após o outro, os membros do povo que saiu da escravidão e foi liberto do Egito. Este foi o castigo pela rebeldia daquela geração, com exceção de Calebe e Josué, nenhum deles entrou em Canaã. Nem sequer Moisés, o fiel guia e legislador deles.

Nas planícies de Moabe, próximo a Jericó, compreendendo que estava prestes a morrer, Moisés encarregou de explicar esta “lei” ao povo. Evoca todos os acontecimentos vividos em comum, instrui os israelitas da conduta que deveriam ter para permanecerem na Terra Prometida que estavam prestes a entrar. Expressa o que Deus requeria deles como povo escolhido de Deus.

Moisés verdadeiramente fala como profeta, explicando, como coluna vertebral do seu discurso,  o que significava  o mandamento maior chamado por Jesus: Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. (cap. 6:5).   Aos 120 anos, Moisés fez três sermões ao povo e designou Josué como seu sucessor. Essas pregações desafiaram o povo a viver um futuro na fé e na obediência, não se esquecendo dos acontecimentos do passado. As normais legais e morais foram expandidas e os Dez Mandamentos reafirmados.

Os últimos capítulos de Deuteronômio contém o “cântico de Moisés”, as ” bençãos das doze tribos”, ( caps. 32 e 33), a morte de Moisés ( cap. 34:5) e oseu sepultamento em um lugar ignorado da região de Moabe.

Esboço do livro:

  1.  Primeiro discurso de Moisés . Rever a história de Israel (1:1 a 4:43)
  2.  Segundo discurso de Moisés. Rever a lei  (4:44  a 11:32)
  3. Aplicação da lei (12:1 a 26:19)
  4. Bençãos e maldições (27:1 a 28:68)
  5.  Terceiro discurso de Moisés. Renovação da aliança de Israel (29:1 a 30:20)
  6.   Designação de Josué como sucessor de Moisés (31:1 a 32:43)
  7. As palavras finais de Moisés e sua morte (32:44 a 34:12)

Leiam a Bíblia e mantenham-se conectados!

 

 

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário