Estudo Panorâmico da Bíblia – Parte 5

Olá conectados!

O livro de Números.

 

O autor do quarto livro do Pentateuco é Moisés e é a continuação da história do livro de Levítico.

Ao saírem do Monte Sinai em direção a Canaã, os filhos de Israel se lamentavam e reclamavam a cada caminhada. Eles se concentravam no desconforto. Não havia fé para possuírem a Terra Prometida, por isso eles adicionaram 40 anos extras à sua jornada.

No livro de Números (esse nome foi dado por causa dos dois recenseamentos para contar as pessoas) está registrada a trágica história da incredulidade de Israel, que deve servir como dramática lição para todo o povo de Deus, pois o Senhor nos ama e quer o melhor de nós. Ele pode e deve receber de nós toda confiança.

O relato do livro mantém-se no mesmo fluxo narrativo de Êxodo, dá conta dos movimentos de Israel depois do seu período de permanência no Sinai, até a chegada ao rio Jordão:

os preparativos para retornar a caminhada (cap.1 a 8),

a celebração da Páscoa ( cap.9),

a marcha do Sinai a Moabe (caps. 10:11 a 21:35),

a permanência em Moabe (caps.22 a 32) e

as instruções de Moisés ao povo junto ao Jordão (caps. 33 a 36).

Números é a história de quase 40 anos de caminhada dos israelitas pelo deserto em meio a dois recenseamentos distintos. O primeiro recenseamento foi para a primeira geração, a que fugiu do Egito, que acampou no Monte Sinai no segundo ano do êxodo. O segundo foi para a nova geração, que partiu e acampou nas campinas de Moabe até Jericó, 38 anos mais tarde que o primeiro, um pouco antes da entrada das tribos em Canaã. Apesar da antiga geração não ser escolhida para entrar na terra prometida, Deus ajudou e sustentou o povo durante o caminho.

Ao chegar em Cades, Moisés mandou um homem de cada uma das doze tribos para avaliar a terra de Canaã. Dez deles voltaram com um  péssimo relatório sobre gigantes que habitavam a terra. Só Josué e Calebe encorajaram Israel (Nm.13:30). Mas, Israel não deu ouvidos ao relatório otimista de Josué e Calebe e sim ao pessimismo da maioria. Por causa dessa descrença da nação, Deus declarou que a primeira geração, com exceção de Josué e Calebe, não entraria na terra prometida.

O livro de Números termina como começa, com a preparação para entrar na terra prometida, Canaã. A nova geração de israelitas derrotou vários exércitos e povoou o lado leste do rio Jordão. Então enfrentou o maior desafio: cruzar o rio e possuir a maravilhosa terra que Deus prometera.

A lição de Números: o povo de Deus precisa confiar nEle e andar em fé para apossar-se de sua prometida terra.

*Conectados! Não se esqueçam, este é um estudo panorâmico da Bíblia. É necessário que você leia cada livro na Bíblia para entender o contexto de cada livro na história e o plano de Deus para Seu povo.

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário