Estudo Panorâmico da Bíblia – Parte 10

Olá conectados!

Os Livros de Samuel.

Os livros de Samuel são dois, embora venham depois do livro de Rute, eles são na verdade, a continuação do Livro de Juízes. Samuel foi o último dos juízes e primeiro profeta em Israel, pois, logo depois,  institui-se um rei em Israel. Samuel é um livro em dois volumes, por isso temos I Samuel, que é o livro que ora estudamos, e depois virá o II Samuel.

O livro conta a história do próprio Samuel, de Saul, o primeiro rei de Israel e de Davi, seu sucessor e de um acontecimento histórico importante que foi a união de todas as tribos, para serem governadas por um único soberano. Cobrem a época equivalente a 1000 anos antes de Cristo.

Saul foi ungido rei por Samuel. No comecço de seu reinado conquistou os amonitas, antigos inimigos de Israel, porém, sua força demorou pouco. Foi mostrando instabilidade e covardia, especialmente com relção a Davi. Devidao a sua incapacidade de reinar em Israel, Deus o rejeitou como rei e ungiu Davi, logo após sua vitória contra Golias.

Davi foi quem realmente promoveu unidade e independência à nação. Corajoso, decidido e dotado de lucidez, combateu fora das suas fronteiras para consolidar e aumentar o reino de Israel.

Sofreu conspirações, teve deslizes, porém, sua religiosidade e constante preocupação com assentar bases firmes de administração e justiça para a organização do reino. Sua vida e seu reinado deixaram uma marca profunda no mundo israelita.

O primeiro livro de Samuel conta a história de Daul e seu relacionamento com Davi e termina com a morte de Saul e de seus filhos.

Esboço:

  1. Samuel, profeta e juiz sobre Israel (1:1 a 7) até 7:17)
  2. Israel pede um rei (8: 1 a 22)
  3. Saul se torna rei ( 9:1 até 10::27)
  4. Primeiros anos do reinado de Saul( 11:1 até 15:35)
  5. Davi e Saul (16:1 até 30:31)
  6. orte de Saul e dos seus filhos (31:1 a 13)

Mantenham-se conectados! Leiam a Bíblia!

 

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário