Estudo Panorâmico da Bíblia – Parte 12

Olá conectados!

O livro de I Reis.

Os livros de Reis são dois e recebem esse nome por ser a história dos reis que governaram Israel e Judá. A história se inicia com um só reino, mas , no fim, é dividido em dois, conhecidos como Reino do Norte, que é Israel e Reino do sul, que é Judá.

O primeiro livro de Reis ( I Reis) descreve o reinado, a riqueza e a sabedoria de Salomão, que era filho de Davi e o sucedeu no trono.

Os principais acontecimentos de I Reis são a morte de Davi, o reinado de Salomão, a divisão do reino e o ministério de Elias.

Quando Salomão ascendeu ao trono, Davi o exortou a obedecer às leis de Deus e a seguir todos os seus caminhos. Ele fez isso. E quando lhe foi dada por Deus a oportunidade de pedir o que quisesse, humildemente pediu sabedoria. Como resultado, o seu reinado começou com grande sucesso, inclusive com a construção do Templo – sua maior realização. Infelizmente, teve muitas esposas e concubinas pagãs que desviaram seu coração do Senhor e o levaram a adorar falsos deuses.

Roboão seu filho, o sucedeu e teve a oportunidade de ser um rei sábio, compassivo e justo. Porém, em vez disso, aceitou os pobres conselhos de seus jovens amigos e tentou governar com mão de ferro, mas, o povo se rebelou e o reino foi dividido: dez tribos ao norte ficou sendo Israel, governado por Jeroboão, irmão de Roboão. Roboão ficou com apenas Judá e Benjamim, formando o reino do sul. Ambos os reinos teceram seus caminhos alternando governantes idólatras e corruptos, apesar da clara advertência dos profetas que chamaram a nação de volta para Deus.

Elias é seguramente um dos maiores profetas tendo um histórico conflito com o rei Acabe e sua esposa Jezabel em Israel. Elias derrotou os profetas de Baal no monte Carmelo. Apesar de uma incrível oposição, resistiu por Deus e provou que com um Deus é maioria. Se o Senhor é por nós, quem será contra nós? ( Rm.8:31).

Esboço:

  1. Reinado de Salomão (1:1 até 11:43)
  2. Divisões de Roboão e Jeroboão (12:1 a 14:31)
  3. Reinado dos reis de Judá (15:1 a 24)
  4. Reinado dos reis de Israel (15:25 até 16:34)
  5. Elias e Acabe (17:1 até 22:53)

Mantenham-se conectados! leiam a Bíblia!

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário