Estudo Panorâmico da Bíblia – Parte 11

Olá conectados!

II Livro de Samuel

O segundo livro de Samuel dá prosseguimento à narrativa do primeiro, pois, na realidade, formam apenas uma obra. Começa com o poema no qual Davi lamenta a morte de Saul e Jônatas e, depois, se concentra na narrativa do reinado de Davi, primeiro sobre Judá, por 7 anos e, em seguida, sobre todo o Israel. por 33 anos. Durante essa transição, a capital mudou de Hebron para Jerusalém onde foi colocada a arca da aliança. O exército vitorioso de Davi expandiu até às margens da terra prometida como um triunfo levado à nação pelo auge do poder.

O reinado de Davi depois de grandes vitórias, do meado do seu reinado em diante, teve grandes tragédias, principalmente quando desejou Bate-Seba o que o levou ao adultério e a assassinar seu marido Urias. O profeta Natã repreende Davi por seus pecados, e Davi logo se arrepende e volta para Deus. Mas, o preço do pecado ainda será pago: a revolta do seu filho Absalão, guerra civil e inquietação da nação.

Apesar da fama e glória de Davi ter dimunuído, ele nunca mais foi o mesmo, e Deus continuou abençoando; de Davi e Bate-Seba nasceu Salomão, o sucessor de Davi e um dos membros da linhagem real de Jesus Cristo.

Esboço do livro.

  1. Começa o reinado de Davi ( 1:1 até  4:12).
  2. Reinado de Davi se estende sobre Israel ( 5:1 até 10:19).
  3. Os pecados de Davi (11:1 a 27)
  4. Aflições caíram sobre a casa de Davi (12:1 até 18:33).
  5. Davi retoma o reinado (19:1 até 20:26).
  6. Comentários sobre os últimos aos de Davi (21:1 até 24:25).

Leiam a Bíblia! Até!

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário