Estudo Panorâmico da Bíblia – Parte 1

Olá conectados!

Por que estudar a Bíblia?

A Bíblia é ao mesmo tempo, o livro mais humano e divino de toda literatura mundial.   Ela retrata o ser humano com todas as suas potencialidades e limitações, inclusive em sua degradação mais profunda e responde as perguntas mais importantes da vida: quem somos? qual o propósito da vida? para onde vamos? A Bíblia revela o plano de Deus para o homem e para nosso planeta.

 

Por que um estudo panorâmico da Bíblia?

Vamos iniciar um estudo panorâmico da Bíblia porque nossa intenção é não causar desânimo naqueles que não têm intimidade com a Bíblia toda, quem nunca leu nada ainda, quem não tem hábito de estudo bíblico.

Mas é tão difícil assim um estudo bíblico sério? Sim. Exige disciplina e grande fome de conhecimento e todo aquele que lê a Bíblia, mesmo que panoramicamente, nunca mais é o mesmo. De alguma forma há mudanças.

Esperamos ser usados por Deus como instrumento para levar a Sua mensagem a todos que nos honrarem com sua companhia.

Informações Preliminares

O nome Bíblia tem origem numa palavra grega que significa livros, pois a Bíblia é uma coleção de 66 livros, no caso da tradução para evangélicos e 73 na tradução para católicos. Vamos estudar a versão evangélica ou protestante, ok?

A Bíblia foi escrita durante um período de mais de 1500 anos, foram aproximadamente 40 os seus autores, servos inspirados pelo Espírito Santo.

A famosa versão bíblica King James, de tradição protestante, tem 1.189 capítulos e 31.102 versículos.
Para fazer uma comparação, a versão Ave Maria, católica, tem 1.334 capítulos e 35.774 versículos.

Para um bom entendimento da Bíblia, é necessário levar em conta o texto, a Bíblia em si, a palavra escrita; o contexto, realidade onde nasceu o texto e a aplicação na  realidade nossa de hoje. Se levarmos em conta apenas o estudo do texto, temos o que os estudiosos chamam de exegese, mas, se unirmos os três elementos (texto, contexto, aplicação), a mensagem bíblica iluminará mais intensamente nossa caminhada. Em outras palavras, isso significa atualizar para nossos dias a mensagem escrita milênios atrás.

Vamos dar um resumo do conteúdo e da estrutura de cada livro, seu contexto histórico e a cronologia dos acontecimentos, uma sugestão de leitura  por semana para que o leitor tenha oportunidade e tempo de ler o texto original de cada livro.

No próximo post falaremos sobre o livro de Gênesis. Mantenha-se conectado!

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário