Cura da Alma – Parte 10

Seja você mesmo.

Olá conectados!

Nós nascemos sós e vamos morrer sós, embora tenhamos pessoas perto de nós, ao nascermos e ao morrermos, o nosso compromisso, afinal, é com a gente mesmo. Nossas escolhas podem sofrer influências, mas, elas dizem respeito somente a nós mesmos. Por isso, é tão importante nos conhecer, ter autonomia, respeitar nossos valores, ouvir a alma, a intuição. No fundo, decidimos sozinhos. Estamos sozinhos ao decidir e nosso compromisso é só com a gente mesmo. Precisamos nos aliançar com a gente mesmo . Garantir aquilo que queremos. Não ter medo de garantir uma ideia. Nossas escolhas. Nossas decisões. Nossa vida reflitirá o significado de existir. Todos ao nosso redor nos respeitarão por tratar a  nós mesmos assim.

Nós somos uma ilha. E queremos ser aceitos. Começamos a viver e observar o exterior, o ambiente, as pessoas. Vamos formando nossos valores, nos conscientizamos dos nossos talentos, tendências, paixões,etc. Vamos colecionando experiências, boas e outras, nem tanto.

Ao termos discernimento, ao poder fazer nossas escolhas, observamos o que nos move, quais são nossas necessidades. Avaliamos o que geramos em nós mesmos e nos outros. Percebemos nossos sentimentos e agimos. Ao avaliar nossas ações, ou ao colher o resultado delas, nem sempre é bom. Mas, somos responsáveis por todo o processo. Nessa hora é fundamental a auto empatia, a autocompaixão.  Integrar as sombras, auto aceitar-se. Não se rejeitar. Escutar as necessidades. Observar o que foi atendido ou não. Qual o contato interno, houve/ ou não houve, com as nossas necessidades. Ir do ego ao coração. Perceber os sentimentos. E nos amar.

Nesses momentos, não devemos agir. Só ouvir. Observar. Sentir. Estamos sós, de novo. E tudo depende de nós. Da nossa atitude de amor. Afinal, no fim, só prestaremos contas a Deus.

A madre Teresa de Calcutá tem um poema lindo que expressa essa nossa posição.

“Muitas vezes, as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as, assim mesmo.

Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil, assim mesmo.

Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e inimigos verdadeiros.
Vença, assim mesmo.

Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco, assim mesmo.

Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz, assim mesmo.

O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem, assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante,
Dê o melhor de você, assim mesmo.

Veja você que, no final das contas é

Entre Você e Deus e não entre você e os homens”.

 

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário