Aconselhamento Cristão – Parte 7

Vontade do homem.

Olá conectados!

O primeiro versículo do Salmo 127, diz: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Temos refletido sobre nossas habilidades sempre buscando a visão bíblica do que isso significa hoje para cada um de nós, para buscarmos e encontrarmos um caminho seguro para colocar os nossos pés e dirigir nossas vidas.

O versículo citado acima, não deixa dúvidas e complementa o sentido do mandamento da lei dado por Deus a Moisés em Êxodo 20:1 a 5 e em Deutenômio 6:5 e depois proferido por Jesus em Mateus 22:37 : Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Na verdade, o homem é a obra prima de Deus, e foi criado para ter um relacionamento com Deus. Ao compreendermos que Deus ocupa o lugar mais importante na nossa vida e que depois de Deus, a pessoa mais importante sou eu, e que o meu amor próprio é o parâmetro usado por Jesus para nosso relacionamento com os outros começamos a compreender o Salmo 127:1. O sentido de todas as nossas escolhas, projetos, objetivos e metas, passam primeiro por Deus. A vontade de Deus é soberana e prevalece sobre a vontade do homem. Qualquer iniciativa da vontade do homem passa primeiro em obediência à vontade de Deus, caso contrário, estaremos trabalhando em vão, meramento por vontade própria e estaremos sob a nossa conta e risco. Tudo o que brote de nós, da carne, do ego, não tem valor perante Deus.

A essência do homem está na sua vontade, pois ela dirige todo nosso ser. O próprio espírito, apesar de tão nobre, deve render-se ao governo da vontade. O espírito não representa o homem total, é apenas o meio dele se comunicar com Deus. O corpo não nos representa, é apenas o instrumento de comunicação com o mundo. Já a vontade engloba a verdadeira condição, atitude e intenção do homem. A vontade é uma das partes da alma, que também engloba as emoções e a mente. A vontade, porém deve se sobressair sobre todas as outras partes da alma.

Vamos continuar na próxima postagem a falar da necessidade de colocar nossa vontade a serviço de Deus e que a maior sabedoria provém daí. Nossa vontade submissa à de Deus.

Mantenham-se conectados!

 

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário