Aconselhamento Cristão – Parte 5

Valores.

 

 

Olá conectados!

Ao responder ao “quem somos” e ao “por que estamos  aqui”, conseguimos delinear nossa identidade e nosso propósito.

Quando sabemos quem somos, temos clareza do nosso propósito interno, do nosso propósito externo  e se conseguimos alinhar tudo isso, estamos na verdade, alinhando nossa vontade com a Vontade de Deus a respeito de nós. Então, estamos prontos para agir. Nossa ação precisa agora, estar alinhada aos nossos valores, talentos, dons, paixões e competências.

O coach é aquele “técnico” que vai usar as ferramentas certas para alavancar sua vida. O  coaching é o processo. Para ser uma pessoa feliz, você precisa estar bem em todas as áreas da vida. É claro, que perfeição não existe, se você quiser começar pensando em perfeição, você vai se frustrar.

O meio corporativo cria muitos mitos, e um deles é o da perfeição. O meio cristão também criou muitas crenças e uma delas é de que a felicidade não é deste mundo.  Vamos ver o que é possível a cada um conforme o que cada um espera de si mesmo e da vida. Vamos estudar um pouco sobre os valores.

Os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e  éticos,  e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.

Os valores morais e éticos de um cristão são dados pela Bíblia Sagrada, que é o código de ética e de moral que rege a vida do cristão. Faça uma reflexão de quais são seus valores. Os que foram ensinados por sua família, sua cultura, seus conceitos próprios daquilo que você mesmo viveu até agora.

Vou lhe dar uma lista de valores. Faça uma lista daquilo que é sempre importante, o que às vezes é importante, o que é raramente importante e o que nunca é importante. Nestas 4 colunas, organize segundo o grau de importância e  selecione o 5 valores mais importantes em cada uma. Avalie quais destes valores estão presentes na sua vida atual e quais não estão. Escreva sobre isto. Perceba os insights que virão. Escreva os 5 mais importantes em um local especial e reveja-os diariamente e alinhe-os ao seu estilo de vida.

Lista de valores: desafios, ter dinheiro, comprometimento, consigo mesmo, excelência/qualidade, respeito, aceitação social, contribuição, status, compaixão, sucesso, ser competente, levar uma vida ocupada, fama, competitividade, estabilidade, reconhecimento, comprometimento com o próximo, liberdade, previsibilidade, praticidade, levar uma vida pacata, crescimento contínuo, honestidade, paciência, ordem/organização, mudança/variedade, independência, reputação, trabalho em primeiro lugar, família em primeiro lugar, aprendizado, individualidade, responsabilidade, poder, ser saudável, rotina.

Até o próximo post, onde vamos falar sobre os talentos,  dons e competências.

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário