Aconselhamento Cristão – Parte 12

Família.

Olá conectados!

Continuando nossa análise sobre a família, vemos hoje, que a família como célula do organismo social, sofre de todos os lados, ataques que estão desestruturando o conceito de família e trazendo consequências destrutivas para a sociedade.

Até os anos 50, bem ou mal, as famílias se resguardavam em seus valores e princípios e as disfunções e problemas familiares eram resolvidos ou camuflados dentro do núcleo familiar.

Nos anos 60, com o apelo de mais liberdade em todos os níveis, tivemos ataques frontais à instituição do casamento, não só no aspecto do sexo sem casamento, o chamado amor livre, quanto na dissolução fácil do casamento, o chamado “divorce no fault”, ou divórcio sem culpa.

Além disso, a descriminalização do adultério, a ideologia de gênero, a cultura do não casamento, o aumento das adolescentes grávidas, o aumento dos abortos, tudo isso  trouxe às famílias uma carga difícil de suportar. Desordens emocionais, abusos, violência, pedofilia, prostituição infantil e todo tipo de perversão sexual, levando  ao total abalo dos valores e princípios familiares.

O resultado disso tudo, são crises emocionais, nos pais, nos filhos, nas famílias e na sociedade. Toda base emocional que antes, bem ou mal, se tinha na família, agora falta. A perda de autoridade pelos pais, filhos tiranos, sociedade em bancarrota.

Vemos famílias e uma sociedade sem fundamentos morais bem definidos, tudo passou  a ser relativo. O certo e o errado se confundem. Perdem-se os vínculos, a iniquidade passa a ser legal, o prazer suplanta o dever, os relacionamentos são descartáveis.

Os valores religiosos são atacados em todos os lugares, escola, cinema, televisão. Ter princípios e valores religiosos passa a ser  vergonhoso. Até é usado para ataques pessoais. Temos até o enfraquecimento das igrejas, até, disvirtuando o culto a Deus,  porque isso não atrai mais as pessoas. O que vemos é a violência, a morte, os pecados, a maldade sendo propagadas em todos os canais de mídia, ou seja, o mal faz maior propaganda e o bem se cala.

O que fazer então? Precisamos ter uma certeza. Acima de tudo, temos um DEUS Pai que nos criou e controla todos os acontecimentos. Precisamos de uma vida livre em Deus!

Além de buscar ajuda nas áreas específicas, se formos atacados. Muitas vezes sofremos, mas não conseguimos ver a situação a ponto de dar conta de sair sozinho da situação. É importante depois de reconhecer o problema contar também com a ajuda de Deus. Leve a Ele o seu problema. Se precisar, busque alguém que possa lhe dar ajuda numa igreja ou um aconselhamento com alguém capaz e idôneo, para ter como seu aliado, a fim de fortalecer você.

 

Sobre a autora

Ivany Mamede Lima

Sem Comentários

Deixe seu Comentário